segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que fazer antes, musculação ou aeróbico?


Uma das dúvidas mais comuns entre os freqüentadores de academia é com relação ao confronto das atividades aeróbias e a musculação. O que devo fazer primeiro, aeróbico ou musculação? Depois da musculação prejudica o trabalho de hipertrofia? Antes serve de aquecimento? E se não fizer? E para emagrecimento o que faço primeiro?

Em primeiro lugar é preciso sabe qual é o objetivo do aluno... Se for emagrecimento as duas atividades são bem vindas em qualquer ordem porque o valor nessa questão é o balanço calórico negativo. Ou seja, o principal é queimar calorias! É preciso ainda lembrar que a própria musculação por si só também emagrece contribuindo não só com a diminuição do percentual de gordura como também o aumento da massa muscular.

Outro fato é que o aumento da massa muscular acelera o metabolismo fazendo a longo prazo o corpo gastar mais energia parado. Portanto, para emagrecer, tanto faz o cliente ir para a esteira ou bicicleta ergométrica antes, depois da musculação ou mesmo dividir aeróbio antes e depois.

Agora, quando o objetivo for musculação visando hipertrofia ou desenvolvimento da força, o questionamento pode mudar. Segundo Fleck (1999), a força muscular pode ser comprometida, especialmente em ações musculares de alta velocidade, pela execução de treinamento de endurance de alta intensidade.
Outro fato a ser levado em conta quanto por onde começar é a PRIORIDADE. Se o aluno gosta ou precisa mais da musculação, a seção deve começar por ela podendo inclusive o aquecimento ser feito com exercícios envolvendo várias articulações e grandes grupos musculares com cargas mais leves. Caso o objetivo seja emagrecimento o aeróbico pode vir primeiro.

Entretanto, a maioria dos instrutores aconselham começar pela musculação que é um tipo de atividade que vai intervir muito pouco no seu desempenho no trabalho cardiovascular que virá depois. Outra questão é que o treinamento com pesos esgota o glicogênio nos músculos. O glicogênio é utilizado como fonte primária de combustível para um exercício cardiovascular, sendo assim, o corpo é obrigado a usar a gordura como fonte de energia. Já, se você começar no aeróbico, que exige mais energia, poderá chegar nos aparelhos e nas caneleiras cansada, comprometendo o seu rendimento durante os exercícios com peso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário