sábado, 14 de abril de 2012

DOR NO NERVO CIÁTICO, O QUE FAZER?





Engana-se quem pensa que as temidas dores no nervo ciático são sintomas da velhice... Há algum tempo, isso era mesmo verdade! Mas hoje em dia cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo.
Quem não conhece, certamente já sentiu aquela dorzinha que irradia da coluna lombar, passa por trás do glúteo e desce pela coxa, às vezes vai até o pé. Isto também pode ser chamado de ciatalgia. O nervo ciático é o mais longo do corpo, na altura do joelho, eles se dividem em dois – o nervos tibial e fibular, que vão da parte inferior das pernas aos pés.




A dor aparece quando este nervo está irritado através de uma inflamação, (como a síndrome do piriforme ou compressão do ciático ao passar por este músculo) além de fraturas da coluna, tumores intravertebrais, uma compressão externa decorrente de uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral (hérnia de disco) na coluna lombar. 





 
 É comum que esse problema decorra de má postura, inatividade física, excesso de atividade física, além de ter o hábito de passar muitas horas em uma mesma posição, o sedentarismo generalizado, assim como a sobrecarga física e emocional, que é tão comum nos dias.de hoje. Além da dor, você pode sentir dormência, agulhada, alteração do reflexo, etc. Sentar ou tentar se levantar pode ser doloroso e difícil. Tossir e espirrar pode intensificar a dor.




Uma vez que a dor ciática tenha passado, existem exercícios, alongamentos e outras medidas que podem impedi-la de retornar. Abaixo apresento alguns passos que você pode seguir:



1) Pratique boa postura. Na hora de dormir, tire a pressão de suas costas dormindo de lado ou colocando um travesseiro sob seus joelhos.




 
2) Faça abdominais: Estes exercícios fortalecem os músculos abdominais que ajudam a apoiar sua região lombar.                                                          


3) Levante os objetos adequadamente: Levante sempre de uma posição se agachando primeiro, usando seus quadris e pernas para fazer o trabalho pesado. Nunca se agache e erga usando as costas (região lombar).





4) Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos: Se você sentar no trabalho, dê intervalos regulares para ficar de pé e caminhar um pouco.

5) Evite usar sapatos de salto alto. Sapatos com saltos com mais de 2,5 centímetros alteram seu centro de gravidade, tirando o corpo de seu alinhamento.




A dor ciática normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade, fortalecer as costas e alongamentos. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia e/ou Pilates podem ser uteis. Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que você alterne o uso de compressas quentes e frias.



3 comentários:

  1. Oi Mariana, Parabéns pelas informações do seu Blog.
    Sou um ex-atleta que estou retomando as atividades físicas para perder peso e ajudar a controlar o diabets recém adquirido.
    Comecei a fazer caminha e correr intercaladamente.
    Tenho sentido muitas dores no Nervo Fibular Comum, bem atrás do joelho.
    Não sei se é este nervo mesmo, atrás do joelho é possível sentir dois "tubos", o que eu sinto as dores é o do lado externo da perna.
    Que tipo de tratamento caseiro eu posso fazer para amenizar as dores?
    Alongamento, compressas?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sou lizi amo fazer jump e descobri que estou com dores no ciático, mais não sinto quando faço o jump sera que posso continuar?

    ResponderExcluir
  3. Também quero saber se posso fazer jump,faz um mês que estou tomando remédio.


    *

    ResponderExcluir