domingo, 10 de março de 2013

O que são os Suplementos Alimentares?

 
 
 
 
 
Existem algumas pessoas que acreditam que é possível reunir todos os nutrientes que precisamos apenas adotando uma dieta balanceada. Porém isto pode não ser verdadeiro... Por exemplo, você sabia que duas laranjas aparentemente idênticas podem conter diferentes quantidades de vitamina C? Se uma for colhida há muito tempo, a quantidade de vitamina C certamente vai diminuir. O tipo de solo onde as laranjas foram cultivadas também afeta a quantidade da vitamina. Existem alguns tipos de solos que são deficientes em certos nutrientes.
Chega a ser ridiculamente complicado prever o valor nutritivo de uma combinação de alimentos integrais. Fica ainda mais difícil depois de cozinhá-los. Também não seria mais razoável consumir mais calorias só para ter a certeza de que estamos absorvendo os nutrientes que precisamos.
 
 
 
 
 
É por isso que os suplementos alimentares são úteis, pois eles são preparações que podem fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, aminoácidos, proteínas e carboidratos que podem estar faltando na dieta de uma pessoa.
Portanto estas carências nutricionais precisam de testes para ser identificadas. O ideal é procurar uma nutricionista esportiva e solicitar uma dieta adequada de acordo com a sua individualidade biológica, metabolismo e nível de atividade física.
 
 
 
 
 
Quem faz uso do suplemento alega que a proteína é importante durante a recuperação, o que é verdade, mas também é verdade que a proteína da dieta normal quase sempre é suficiente ou excessiva. Na maioria das vezes, a nossa alimentação já é rica em proteínas (carnes, ovos, frango, peixes, leite e derivados que possuem este nutriente) e quase sempre se alcança o recomendado para a atividade física.  Entretanto uma das vantagens dos suplementos protéicos como por exemplo, o Whey Protein, seria a sua rapidez de absorção. Realmente os hidrolisados de proteína são mais rapidamente digeridos, mas dois aspectos chamam a atenção: 1. Existe evidência de que as proteínas de rápida absorção como o whey protein ficam menos tempo circulantes e 2. Normalmente os fisiculturistas e as pessoas que buscam hipertrofia muscular fazem refeições a cada 2-3 horas. Com esse regime de horários não é possível existir queda nos níveis de aminoácidos, portanto, a velocidade de absorção é indiferente.
 
 
 
 
 
No caso de suplementação com proteína, ela pode ser indicada nos casos em que:
- Existe uma necessidade real em se aumentar o aporte protéico e isso deve ser feito sem incrementar o conteúdo de gordura da dieta;
- A dieta deve ser complementada porque o indivíduo não tem condições no dia-dia de consumir proteína (mora sozinho, sem tempo de cozinhar, etc.);
- Indivíduos que precisam passar por restrição calórica e não desejam perder massa magra.
 
 
 
 
 
Eu sempre gosto de lembrar que não existe milagre!!!
Não espere comprar um suplemento hoje e ficar forte ou emagrecer do dia para a noite.
Como o próprio nome já sugere, os SUPLEMENTOS (Dicionário: s.m. Aquilo que serve para suprir qualquer falta; o que se dá a mais) são apenas complementos de uma alimentação que talvez não forneça os nutrientes que precisamos para evoluir fisicamente.
 
 
 
 
 
 
E como os alimentos estão cada vez mais pobres em nutrientes, a suplementação alimentar fica praticamente obrigatória para pessoas que possuem objetivos físicos mais elevados, como atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao exercício pesado e freqüente, pois o gasto calórico muitas vezes é tão alto que somente com a alimentação fica difícil obter os resultados esperados. Para praticantes de atividade física, onde o gasto calórico não é tão grande, na maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos.
 
 
 
 
 
 
 
Um outro aspecto importante a salientar é que os suplementos estimulam um fator psicológico que pode ser muito poderoso para algumas pessoas. Eu conheço pessoas que começam a tomar creatina, e no mesmo dia vão treinar e levantam mais peso do que antes. Segundo elas, já estão sentindo os efeitos da creatina e possuem mais energia. Tenho quase certeza que se eu colocasse um pó qualquer e desse para esta mesma pessoa tomar falando que é creatina, ela também se sentiria mais forte.
 
 
 
 
 
 
 
Também pode-se notar a mudança de postura que a suplementação causa em algumas pessoas. Já vi diversas vezes pessoas treinando sem obter os resultados que deseja há algum tempo. Então, decidem começar a tomar algum suplemento para alcançar seu objetivo, que quase sempre é ganhar massa, perder peso, ou definição muscular. Pois bem, elas pesquisam em blogs ou em fóruns, vêm qual é o suplemento mais falado do momento, compram e começam a treinar. Um mês depois elas vêm ótimos resultados e atribuem tudo ao suplemento! Porém, o que acontece na maioria das vezes é o seguinte: essas pessoas compram o suplemento e realmente acreditam que agora vão ter bons resultados. Essa motivação faz com que elas parem de faltar nos treinos, se alimentem corretamente, cortem as baladas, e descansem mais. E tudo isso gera o resultado final!!! Maravilha!
 
 
 
 
 
 
 
Eu nunca vi nenhuma pesquisa científica que comprove o que eu estou dizendo, porém eu convivo com muitas pessoas que treinam, e já venho observando esse fator motivacional há muito tempo!!!
 
 
 
 
 
 
 
Resumindo existem diversos tipos de suplementos alimentares.
Tem aqueles que são compostos por proteínas (Whey Protein, Caseína, Albumina e Creatina) que ajudam na definição e recuperação muscular, os de carboidratos (MaltoDexitrina, Dextrose, Hipercalóricos em geral) que aumentam a massa muscular e melhoram o desempenho, os de aminoácidos (BCAA) que evitam lesões e perda de tecido muscular e os vitamínicos (Polivitamínicos) que proporcionam energia, performance mental e estimulam a defesa do organismo.  
 
 
 
 
 
Ficou curioso(a) para saber se precisa usar suplemento?
Não faça como os desinformados que pedem indicação de profissionais de educação física!!!
Não se esqueça:
Os únicos profissionais capacitados para prescrever suplementos são os nutricionistas especializados!
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário